O projeto “Cineducação: Site de Apoio Didático, para Professores, para Utilização de Filmes em Sala de Aula” caracteriza-se como um projeto de extensão desenvolvido na Universidade da Região de Joinville – Univille desde 2003, vinculado ao departamento de Letras, que tem como objetivo principal pesquisar filmes que possam ser utilizados em sala de aula com finalidade didática.

As informações pesquisadas e sistematizadas, acerca dos filmes escolhidos, são disponibilizadas através de um site, no entanto o projeto busca não se limitar apenas a este meio, contando ainda com um trabalho de divulgação realizado através de palestras, cursos e publicações. Atualmente há no site cerca de duzentos filmes analisados, cinco livros foram publicados, nos quais podem ser encontradas as análises de mais de uma centena de filmes, e uma série de capacitações/palestras já foram realizadas buscando fomentar as idéias a respeito da proposta quanto ao uso de filmes em sala de aula com finalidade didática.

Não é de hoje que se percebe nitidamente o quanto as transformações tecnológicas têm modificado o dia-a-dia das pessoas já que em qualquer tarefa, simples ou sofisticada, e mesmo nas rotineiras, a presença da evolução tecnológica é cada vez mais comum.

Um dos poucos espaços que ainda tem a mesma dimensão e concepção praticamente idênticas há séculos é a escola: um professor na frente de dezenas de alunos, alinhadamente sentados e ouvindo os conteúdos a serem trabalhados. Porém, a escola vem buscando novas metodologias de ensino, mas isto não implica em dizer que a figura do professor será transformada em algo obsoleto. A busca é pela inovação, pela inclusão de aparatos tecnológicos que possam auxiliar o professor no seu trabalho de ensinar, tornando o processo de aprendizagem por parte do aluno em algo mais próximo de sua realidade e consequentemente mais agradável. Afinal, como é possível que um professor, apenas com quadro, giz e cuspe (ou seja, as aulas tradicionais), faça frente à televisão, cinema, internet, revistas e toda uma parafernália de mídia e tecnologia muito mais atrativas?

Assim, em 2002 surgiu a idéia de ofertar uma disciplina eletiva no curso de Letras da UNIVILLE: Literatura e Cinema. A princípio tratava-se de uma disciplina optativa, ofertada aos alunos e caso fosse fechada alguma turma seria então viabilizada. Em 2003 formou-se uma turma e o trabalho foi principalmente voltado para a análise de aspectos de produção cinematográfica, crítica e a ligação entre cinema e literatura, como por exemplo as adaptações literárias. Um dos trabalhos desenvolvidos na parte final do curso era a busca por filmes que pudessem ser utilizados em sala de aula com finalidade didática, fosse para introduzir, explicitar ou complementar algum assunto que porventura viesse a ser trabalhado com os alunos.

Em 2003, surgiu a idéia de realizar um projeto de um site na internet que disponibilizasse estas informações. O então acadêmico Luís R. de Vargas Valério, ao realizar as buscas por filmes e não achar material disponível de qualidade e em quantidade suficiente, sugeriu o que viria a se transformar no Cineducação. O projeto, apresentado no final de 2003, teve aprovação e em sua primeira etapa, ocorrida durante o ano de 2004, teve a busca por filmes e a disponibilização das pesquisas realizadas num site, desenvolvido pelo então também acadêmico de design Roy R. W. Schulemburg.

No final de 2004 foi ao ar a primeira versão do Cineducação, então com a análise de 50 filmes disponíveis, e ainda acessível apenas para usuários específicos. Porém, já no início de 2005 o site foi então disponibilizado para todo e qualquer usuário que tenha interesse no assunto e contém atualmente cerca de 200 filmes analisados. Os desdobramentos do projeto são ainda uma série de palestras, mini-cursos de capacitação, participação em eventos acadêmicos e publicações como os nove livros já lançados:

  • Cineducação: Usando o Cinema na Sala de Aula – 2005 – contendo sugestão de 39 filmes, que foram resultado das pesquisas feitas em 2004 e 2005;
  • Cineducação 2: Usando o Cinema na Sala de Aula – 2006 – contendo sugestão de 51 filmes;
  • Cineducação em Quadrinhos – 2006 – com a teoria do projeto apresentada na linguagem dos quadrinhos;
  • Nas Entrelinhas do Cinema – 2008 – um guia quanto à leitura e produção de vídeos;
  • O Mundo Jurídico No Cinema – 2009 – voltado para o mundo jurídico e contendo a análise de mais de 30 obras, das quais 27 específicas sobre o assunto;
  • Cineducação para Crianças – 2012 – sugestão de 60 filmes para público infantil;
  • Cinema no Ar – 2013 – apresenta os 100 programas (filmes, curiosidades e trilha sonora) levados ao ar na Rádio Udesc FM Joinville entre 2011 e 2013;
  • Papo e Cinema – 2014 – apresenta os primeiros 50 programas levados ao ar na Rádio Udesc FM Joinville entre 2013 e 2014;
  • Cineducação: Maratona em Tempos de Pandemia – 2020 – com 60 sugestões de filmes, sequências de filmes e séries para maratonar.

Os filmes sugeridos no projeto são de cunho comercial e geralmente são facilmente encontrados em locadoras de porte médio a grande, assim como é fácil a sua aquisição em lojas especializadas. Todos são apresentados com uma estrutura idêntica de análise: sua ficha técnica, uma breve sinopse e algumas linhas de trabalho, sugestões, que podem ser desenvolvidas em relação ao filme. Há algumas possibilidades de leitura, cabendo a cada um expandi-las, bem como buscar novas e possíveis leituras. Acrescente-se ainda que o site também pode ser utilizado por qualquer outra modalidade de público que porventura tenha interesse em buscar uma nova perspectiva quanto à leitura dos filmes sugeridos, que não a de mero entretenimento.

Há o objetivo de sugerir filmes que possibilitem a veiculação de diferentes conteúdos didáticos que podem ser explorados em sala de aula, bem como de metodologias de trabalho que podem ser utilizadas em diferentes disciplinas, sendo que, num primeiro momento do projeto focou-se mais especificamente nas áreas de literatura e história e atualmente procura-se ampliar as áreas de conhecimento, tanto em outras disciplinas quanto em outras temáticas e questões, como assuntos morais, éticos, sociais e didáticos. Também se pode afirmar que o site funciona ainda como um local para boas dicas de filmes já que todos, sem exceção, serão boas escolhas.

A experiência tem sido bastante animadora e tem angariado comentários positivos por parte do público que já conhece o projeto, bem como boa repercussão por parte da mídia, visto tratar-se de um projeto de caráter inédito. Assim, pode-se afirmar que ainda há possibilidade de ampliar em muito o trabalho realizado, já que, quando se pesquisa na internet a respeito de sites didáticos, há ainda um número pequeno de trabalhos que colaboram nesse sentido. Hoje há vários outros trabalhos que têm sido desenvolvidos aproveitando esta nova ferramenta, e o projeto Cineducação é apenas um destes, também buscando ser uma fonte de pesquisa e auxílio principalmente a professores de ensino de níveis fundamental e médio. Mesmo assim, há que se ressaltar ainda que o uso de recursos como o vídeo/DVD em sala de aula é ainda muito pouco explorado pelos professores. Desta forma, pode-se continuar a tentativa de colaborar para a busca por uma educação mais adequada a um mundo cada vez mais marcado pela tecnologia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MODRO, Nielson Ribeiro. Cineducação: Site de apoio didático, para professores, para utilização de filmes em sala de aula.
In: ______. Artigos esparsos. Blumenau: Nova Letra, 2010. Cap. 8, pg. 115–130.